Previsão de muita chuva esta semana em quase todo o país

21/11/2011 - 18h37

Da Agência Brasil

Brasília - A semana deve ser de muita chuva em praticamente todo o país. De acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há previsão de chuva para todos os estados da Região Centro-Oeste, com possibilidade de pancadas mais fortes no sul de Goiás, sul de Mato Grosso e em todo o estado de Mato do Grosso do Sul.

No Distrito Federal, o temporal que caiu sobre a capital do país no fim da tarde de ontem (20) não deve se repetir. A expectativa é de pancadas de chuva esparsas. “Ontem, a chuva foi com vento forte e granizo, por causa do calor, que acabou provocando uma forte colisão entre as nuvens”, explicou o meteorologista-chefe da Previsão do Tempo do Inmet, Luís Cavalcanti. As temperaturas permanecem amenas em Brasília. Nesta segunda-feira, os termômetros variaram entre 18 graus Celsius (°C) e 27°C.

Na Região Sudeste, a aprevisão também é chuva forte e trovoadas em São Paulo, no sul e oeste de Minas Gerais e em pontos isolados do estado do Rio de Janeiro. A temperatura, que pode chegar a 36ºC amanhã, deve cair ligeiramente até o fim de semana.

Também deve chover forte, com trovoadas, em algumas áreas da Região Norte, principalmente no Acre, Amazonas e em Rondônia. E o calor vai continuar. A temperatura máxima, ao longo desta semana, pode atingir 37º.

No Sul, há previsão de chuva forte e possibilidade de queda de granizo em algumas áreas do Paraná e de Santa Catarina. Pode chover forte também no Rio Grande do Sul. Para amanhã, os termômetros devem ficar entre 12ºC e 28º, mas a temperatura deve subir até o fim de semana.

Na Região Nordeste, o tempo deve permanecer nublado com pancadas de chuva no sul do Maranhão e na região cacaueira da Bahia (centro-sul do estado). Também deve chover em praticamente todo o litoral nordestino e na Zona da Mata de Pernambuco.

Edição: Vinicius Doria