Governo de Zapatero é o décimo a cair na Europa em consequência da crise

21/11/2011 - 15h04

Da BBC Brasil

Brasília – A crise econômica que atinge diversos países europeus derrubou dez governos desde 2009. O último a cair foi o do primeiro-ministro da Espanha, o socialista José Luis Rodriguez Zapatero, derrotado nas eleições parlamentares de ontem (20) pelo conservador Partido Popular, liderado por Mariano Rajoy.

Insatisfeitos com a maneira como os governos administram a crise, os eleitores foram às urnas e mudaram os governos da Islândia, Dinamarca, Grécia, Grã-Bretanha, Holanda, Irlanda, Espanha e de Portugal. Fora das urnas, a pressão recaiu sobre os governos centrais da Grécia e da Itália, que caíram neste ano em pleno mandato, sendo substituídos por tecnocratas.

A situação atual da política europeia foi definida pelo presidente da França, Nicolas Sarkozy, como "resultado da anarquia que reinou nos mercados financeiros". "O capitalismo financeiro nos levou ao desastre. A crise teve efeitos devastadores no mercado de trabalho", disse.

Analistas apostam que a França, que terá eleições nacionais em 2012, pode ser a próxima a mudar. As pesquisas de intenção de voto são lideradas pelo socialista François Hollande, adversário político de Sarkozy – que tenta manter-se no cargo.