Receita e PF fazem operação em três estados contra fraudes em licitações

17/11/2011 - 9h36

Da Agência Brasil

Brasília - A Receita Federal e a Polícia Federal deflagraram hoje (17) a Operação Trucatto, para combater fraudes em licitações públicas nos estados de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e de São Paulo. De acordo com a Receita, o nome da operação faz referência ao “dado viciado, maliciosamente modificado, de forma que uma ou mais faces têm mais chance de sair do que as outras”.

As investigações foram iniciadas há cerca de dois anos, quando foi detectado um esquema para fraudar concorrências públicas em vários estados por meio de pregões eletrônicos.

Estão sendo cumpridos dez mandados de busca e apreensão e quatro de prisão. Participam da operação cinco servidores da Receita Federal e cerca de 100 policiais federais.

A Receita informou que os envolvidos poderão responder por formação de quadrilha, crimes contra a ordem tributária, falsidade ideológica, falsificação de documentos, entre outros crimes.

Às 15h, no auditório da Delegacia da Polícia Federal em Juiz de Fora (MG), representantes da Receita Federal e a PF darão detalhes sobre a operação.

Edição: Juliana Andrade