Timochenko é o novo líder das Farc em substituição a Cano

16/11/2011 - 7h16

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília –  As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) já têm um novo líder - é Rodrigo Londoño, conhecido como Timochenko. Integrantes do grupo informaram que ele foi eleito por unanimidade pelo secretariado das Farc, formado por sete membros permanentes e dois suplentes.

Timochenko substitui o líder anterior, Alfonso Cano, morto há duas semanas em uma das maiores operações das Forças Armadas da Colômbia. Timochenko é o mais antigo integrante do secretariado das Farc. É considerado por autoridades colombianas o grande estrategista militar do grupo.

O novo líder é suspeito de ser um dos mentores de um dos mais famosos ataques das Farc, quando os rebeldes tomaram a cidade de Mitu, em 1998. Trinta membros das forças de segurança foram mortos no ataque e outros 61 foram sequestrados.

As Farc são consideradas pelo governo do presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, um grupo terrorista, acusado de envolvimento com o narcotráfico, com sequestros, roubos e assassinatos. No último dia 5, o comando das Farc informou que a ação do grupo será mantida porque representa a “resistência do povo colombiano” e que a “paz não nascerá da desmobilização”.

*Com informações da BBC Brasil e da emissora multiestatal de televisão, Telesur//Edição: Graça Adjuto