Instituições financeiras terão novo sistema eletrônico de troca de mensagens com o BC

16/11/2011 - 11h01

Kelly Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Brasília - As instituições financeiras terão um novo sistema eletrônico de troca de mensagens com o Banco Central (BC), a partir do dia 16 de janeiro de 2012. Comunicado divulgado hoje (16) pelo BC informa que também haverá mudanças “na sistemática de ressarcimento de custos” dos serviços utilizados pelas instituições no Sistema de Informações do Banco Central (Sisbacen).

Os custos serão calculados, no novo BC Correio, por serviço utilizado - listagem, leitura, cancelamento e operações diversas com mensagens. Os valores podem ser conferidos na circular publicada hoje pelo BC. 

De acordo com o Banco Central, o objetivo ao criar o novo correio é “fazer uma atualização tecnológica do sistema e facilitar o acesso, principalmente via internet”.

Com a adoção do novo modelo de rateio, as instituições usuárias saberão quanto estão gastando com o uso do sistema e o custo de cada serviço proporcionado pelo BC Correio. Com isso, poderá haver aumento da eficiência na sua utilização e, em consequência, redução nos custos de utilização do sistema”, destaca o comunicado do Banco Central.

Edição: Juliana Andrade