Começa hoje campanha de rádio e TV sobre plebiscito que decidirá sobre a divisão do estado do Pará

11/11/2011 - 16h29

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Começa hoje (11) a campanha de rádio e TV das frentes contra e a favor da divisão do Pará em mais dois estados: Carajás e Tapajós. No dia 11 de dezembro, os paraenses vão decidir, em plebiscito, se querem a divisão do estado. A campanha vai ao ar até o dia 7 de dezembro.

Por meio de sorteio da Justiça Eleitoral, ficou decidido que os programas das frentes pró e contra a criação de cada estado serão apresentados alternadamente. Assim, em um dia, serão apresentados os argumentos contra e a favor de Carajás e, no outro, contra e a favor do Tapajós. Cada um dos programas terá cinco minutos de duração.O primeiro programa eleitoral exibido será o da frente contra a criação de Carajás, seguido pela frente a favor de Carajás.

Quando os eleitores do Pará forem às urnas no dia 11 de dezembro vão responder sim ou não a duas perguntas: “Você é a favor da divisão do estado do Pará para a criação do estado de Carajás?” e “Você é a favor da divisão do estado do Pará para a criação do estado do Tapajós?”.

Com a divisão, o Pará teria seu território reduzido da seguinte forma: o Tapajós ocuparia 58% do atual Pará, somando 27 municípios e tendo Santarém como capital; e Carajás ficaria com 25% do território, 39 municípios e teria como capital a cidade de Marabá. Ao Pará, restaria 17% do território e Belém permaneceria como capital.

O voto é obrigatório para quem tem título de eleitor do Pará e os que estiverem fora do domicílio eleitoral têm o prazo de 60 dias para justificar a ausência.

Edição: Lana Cristina