Ibama marca audiências públicas da Hidrelétrica de São Manoel para o fim de novembro

09/11/2011 - 17h40

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) divulgou hoje (9) as novas datas das audiências públicas do processo de licenciamento ambiental da Usina Hidrelétrica de São Manoel, no Rio Teles Pires, na divisa entre o Pará e Mato Grosso.

As audiências estão marcadas para os dias 23, 24 e 25 de novembro, nas cidades de Jacareacanga (PA), Paranaíta (MT) e Alta Floresta (MT), respectivamente. O cronograma original previa as reuniões no fim de outubro, mas a tensão na região por causa do projeto obrigou o Ibama a adiar o processo.

Um grupo de indígenas das etnias Kayabi, Munduruku e Kayapó manteve dois funcionários da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e cinco representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) reféns por quase uma semana em protesto contra o aproveitamento hidrelétrico do rio e a demora na demarcação de terras indígenas das etnias.

Após o protesto, a Justiça Federal em Sinop (MT) chegou a determinar o adiamento das audiências por 90 dias e a inclusão de mais duas reuniões em terras indígenas, mas a liminar foi derrubada.

Com a remarcação das audiências para esse mês, a Usina de São Manoel poderá entrar no leilão de energia A-5, marcado para o dia 20 de dezembro, se a licença ambiental for concedida até a data do certame.
 

Edição: Rivadavia Severo