Entrada de imigrantes na Grã-Bretanha sem checagem pode levar à demissão de ministra

09/11/2011 - 8h12

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Em meio às pressões internas, a ministra do Interior da Grã-Bretanha, Theresa May, é cobrada a renunciar ao cargo. A pressão aumentou depois que o governo britânico reconheceu que há pelo menos quatro meses imigrantes entraram no país sem ser submetidos às devidas checagens de segurança nos aeroportos.

O Parlamento da Grã-Bretanha investiga de quem é a responsabilidade pela falta de inspeção adequada dos passaportes na imigração. A ministra prestará ainda hoje (9) esclarecimentos aos  parlamentares.

Em julho, Tereza May implementou um projeto-piloto para acelerar as checagens de passaportes nas fronteiras e diminuir as enormes filas na imigração em aeroportos. Esta semana, ela revelou que os funcionários da imigração ampliaram o projeto para vários aeroportos, além do previsto inicialmente, o que indica aparente falta de controle.

O governo não sabe dizer quantas pessoas entraram na Grã-Bretanha sem passar pelas devidas revistas de segurança. A ministra disse que a ampliação do projeto foi feita sem sua autorização. No entanto, ela é acusada pela Agência de Imigração do país de mentir.

*Com informações da BBC Brasil//Edição: Graça Adjuto