Comissão deve votar amanhã parecer preliminar do Orçamento com ganho real para aposentados

09/11/2011 - 21h23

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional deverá votar amanhã (10) pela manhã o parecer preliminar da proposta orçamentária para 2012, com a possibilidade de ganho real para os aposentados que recebem mais de um salário mínimo.

Acordo para que o relator-geral do Orçamento, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), inclua no parecer preliminar a possibilidade de aumentar os recursos do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) para garantir aumento real para os aposentados e pensionistas que recebem mais de um salário mínimo por mês, foi firmado hoje pelos líderes partidários da comissão.

Os aposentados reivindicam um reajuste nominal de 11,7 % no ano que vem, ou seja, a reposição da inflação de 2011, mais 80% do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2010. Já a proposta orçamentária reservou recursos só para garantir a reposição da inflação de 2011, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que deverá ser 5,7%.

O texto do acordo assinado pelos líderes diz que a definição do aumento sairá das negociações das centrais sindicais com o governo. Ou seja, havendo acordo entre o governo e as centrais, os recursos estarão previstos.

O relator disse que irá incluir no seu parecer o acordo das lideranças, que é uma sinalização política para o aumento dos aposentados. “O acordo é a base para darmos sequência política ao aumento. O que cabe a mim é dar forma a essa manifestação política”.
 

Edição: Rivadavia Severo