Autor de ataques que mataram 77 na Noruega será colocado diante do público

09/11/2011 - 8h21

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Em cinco dias, o norueguês Anders Behring Breivik, de 32 anos – que assumiu ter provocado dois ataques que levaram 77 pessoas à morte em julho deste ano – participará de uma audiência na Justiça da Noruega na qual o público poderá estar presente. A audiência está marcada para segunda-feira (14), em Oslo, capital norueguesa. A decisão foi anunciada pelo tribunal de Oslo.

Preso preventivamente, Breivik terá de comparecer à audiência para que se pronuncie sobre seu pedido de prisão preventiva. Os advogados de defesa querem que ele fique detido por mais 12 semanas. Inicialmente, ele seria ouvido por meio de videoconferências, mas seus advogados pediram que ele compareça pessoalmente à sessão.

Breivik admitiu ser o autor do atentado à bomba contra a sede do governo norueguês e de um tiroteio na Ilha de Utoya, perto de Oslo, em 22 de julho deste ano. Os dois ataques deixaram 77 mortos. Na ocasião, foi apontado como simpatizante de grupos de extrema direita e disse ser contrário ao islamismo e ao multiculturalismo na Noruega.

O julgamento de Breivik deve começar apenas em abril de 2012, caso o acusado seja considerado imputável pelos peritos em psiquiatria.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Edição: Talita Cavalcante