Mantega: saída de capitais de emergentes pode ser sinal de que crise não está sendo resolvida

08/11/2011 - 12h14

Daniel Lima
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, avalia que a saída de capitais dos países emergentes pode ser um sinal de que a crise não está sendo resolvida satisfatoriamente. Segundo ele, esse movimento não afeta o Brasil porque o país tem um volume de reservas internacionais elevado.

Já os países que não têm uma situação parecida com a do Brasil, segundo o ministro, encontram-se em uma situação de fragilidade cambial maior, pois não podem usar esses recursos para combater crise. “Nós temos que nos preocupar com isso porque se os emergentes forem atingidos, a situação internacional vai ficar pior”, disse Mantega.

Para o ministro, os europeus têm deixado as coisas “degringolarem”. Ele voltou a criticar a lentidão dos europeus em adotar medidas para combater a crise. Para Mantega, os europeus continuam trabalhando tardiamente e estão sempre atrasados em relação “às necessidades e aos fatos”.

“Estão deixando as coisas degringolarem. Só agora vão resolver o problema da Grécia e já tem outro problema para resolver que é a Itália. Nós pressionamos bastante os europeus, mas eles têm os seus problemas políticos para resolver”, disse.

Segundo o ministro, a situação talvez fique até um pouco pior uma vez que o foco da crise passou a ser a Itália enquanto o peso da Grécia diminui. Mantega lembrou que a economia italiana é mais sólida do que a grega, mas destacou que o mercado financeiro funciona sempre com base nas expectativas.

“O problema da Itália é maior do que o da Grécia. Embora ache que a Itália é mais sólida do que a Grécia, sabemos como funciona o mercado. Funciona na base da expectativa, da desconfiança. O fato é que não se conseguiu recompor a confiança”, disse o ministro.

A Itália encontra cada vez mais dificuldade para refinanciar sua dívida e preocupa pelo baixo índice de crescimento e uma dívida de 1,9 trilhão de euros.

 

 

Edição: Lílian Beraldo