Fórum Legislativo verifica andamento das obras para a Copa do Mundo em São Paulo

07/11/2011 - 20h38

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - O Fórum Legislativo da Copa do Mundo de 2014, formado por deputados federais e senadores, esteve hoje (7), em São Paulo, para visitar o canteiro de obras do futuro estádio do Corinthians, em Itaquera, e se reunir com o governador Geraldo Alckmin. O fórum, que reúne a Comissão de Turismo e Desporto da Câmara e a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, do Senado, foi criado com o objetivo de mobilizar o Poder Legislativo (Câmara dos Deputados, Senado Federal, assembleias legislativas e câmaras dos vereadores) para a realização da Copa do Mundo no país.

São Paulo foi a última cidade-sede a ser visitada pelo fórum. “Fizemos uma verificação de como estão caminhando as coisas”, disse o presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados, deputado federal Jonas Donizette (PSB-SP).

Segundo o parlamentar, a visita a São Paulo mostrou que a capital está se preparando adequadamente para receber os jogos da Copa. No entanto, o que tem preocupado a comissão de maneira geral, baseado no que foi observado nas cidades-sede, é a questão da mobilidade urbana. “Os estádios não são preocupação. Os estádios ficarão prontos. A preocupação maior é com o legado da Copa, com a mobilidade urbana, o que ficará para o povo. Podemos melhorar também a questão da saúde e segurança. O que preocupa também é o acréscimo de orçamento por causa do prazo mais curto. O gasto cresce com [o pagamento de] horas extras”, disse.

O deputado federal declarou ainda que dois temas polêmicos foram discutidos pela comissão em sua visita a São Paulo: a venda de meia-entrada nos estádios, que vem sendo contestada pela Fifa [Federação Internacional de Futebol] e a comercialização de bebidas alcoólicas dentro dos estádios, que é proibida no país.

“Não é uma questão de disputa de poder. É uma questão de harmonia. A Fifa precisa compreender um pouco melhor, e precisamos entrar em compasso de harmonia com ela. Já está decidido que a Copa será aqui e precisamos avançar nessa questão de ingressos, ver o que a Fifa acha primordial e não abre mão, e tentar fazer esse equacionamento. Precisamos entrar nesse compasso de entendimento, mas sem a Fifa querer impor coisas para a gente”, declarou.

Donizette disse que a cobrança de meia-entrada deve ser mantida durante a Copa, já que é um direito garantido no Brasil. Mas ponderou que ela só deve ser permitida para cidadãos brasileiros. “Acho que deve ser mantida para a nossa população. Muitos ingressos serão vendidos no exterior. Não tem porque querer garantir para um estrangeiro um direito que é do cidadão brasileiro. Podemos entrar nesse acordo com a Fifa de garantir meia-entrada para idosos brasileiros”.

Já sobre o tema envolvendo a venda de bebidas alcoólicas nos estádios, o deputado defendeu que deveria ser mantida a proibição, mas disse já sentir, na comissão, uma disposição para a liberação.

A visita do fórum começou com uma reunião fechada entre o deputado federal Vicente Cândido (PT-SP), relator do Projeto de Lei Geral da Copa, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, e o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, no Hotel Emiliano, na capital paulista.

Também pela manhã, uma comissão formada por sete deputados federais e a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) participaram de uma audiência pública na Assembleia Legislativa de São Paulo. Durante a audiência, o secretário de Turismo do estado de São Paulo, Márcio França, destacou que as obras estaduais visando à Copa do Mundo já estão integralmente licitadas ou em execução. “A Copa em si não é o mais importante. O mais importante é o antes ou depois: os preparativos e a repercussão. Se esta for boa, poderemos incrementar o turismo no país, que ainda é muito pequeno”, disse o secretário.

No início da tarde, a mesma comissão seguiu de trem até o canteiro de obras do futuro estádio do Corinthians, que está sendo construído na zona leste da capital. Segundo o Comitê Paulista para a Copa do Mundo, as obras do estádio estão 15% concluídas e seguem em ritmo acelerado.

Após a visita ao estádio do Corinthians, que vai sediar o jogo de abertura da Copa do Mundo, a comissão se reuniu com o governador Geraldo Alckmin. “Foi uma boa reunião. O governador falou dos investimentos que o estado está prevendo, da questão da melhoria do transporte, do aumento do número de trens e da diminuição do intervalo [de tempo] entre os trens. Segundo o governador, a expectativa é que haja uma capacidade de evacuação do estádio de 30 minutos. A Fifa pede 120 mil pessoas em uma hora”, disse o deputado.

A visita ao Aeroporto Internacional de Guarulhos estava marcada, mas foi cancelada. “Devemos receber o pessoal da Infraero [Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária] lá em Brasília para mostrar como está o plano de ampliação dos aeroportos aqui em São Paulo”, declarou Donizette, após reunião com o governador paulista.

Segundo o deputado, depois de conversar com os diretores da Infraero, será preparado um documento final sobre o andamento das obras para ser entregue à Casa Civil da Presidência da República e aos órgãos de controle e de fiscalização da Copa do Mundo. “Cada cidade tem seus problemas e peculiaridades. Vamos pontuar, em cada uma delas, o que ouvimos e os prazos que nos foram dados”, disse.

 

Edição: Aécio Amado