Centrais sindicais e aposentados discutem com presidente da CMO garantia de recursos para aumento de benefícios

07/11/2011 - 19h18

Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Representantes das centrais sindicais e de sindicatos de aposentados estiveram reunidos hoje (7) com o presidente da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, senador Vital do Rego (PMDB-PB), quando discutiram o aumento real para os aposentados que recebem acima do salário mínimo.

O presidente da Força Sindical, deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), disse que os parlamentares e sindicalistas, que defendem a recuperação das aposentadorias de quem ganha mais de um salário mínimo, é aprovar uma emenda ao Orçamento a fim de garantir os recursos para os reajustes dos aposentados.

Segundo ele, a emenda, que foi apresentada por alguns parlamentares, reivindica um reajuste equivalente à inflação mais 80 % da variação do Produto Interno Bruto (PIB) de 2010, o equivalente a um reajuste da ordem de 11,7 %, a partir de janeiro do ano que vem, para os aposentados e pensionistas que recebem mais de um salário mínimo. Paulinho quer que seja definido no Orçamento os recursos para a recuperação salarial dos aposentados.

Após a reunião com o presidente da Comissão de Orçamento, os representantes dos aposentados disseram que vão conversar com as lideranças partidárias da Câmara e do Senado a fim de pedir que aprovem, na comissão, a emenda que reserva recursos orçamentários para o reajuste dos aposentados.

“Precisamos ter uma política de recuperação do poder de compra dos aposentados que recebem mais de um salário mínimo. Queremos que os recursos para essa recuperação sejam aprovados no Orçamento”, disse o presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas da Força Sindical, João Batista Inocentini.

Segundo Inocentini, hoje cerca de 20 milhões de aposentados recebem o salário mínimo, e se for mantida a atual política de reajuste para os que ganham mais de um salário mínimo, já no ano que vem serão quase 22 milhões de aposentados recebendo salário mínimo.

 

Edição: Aécio Amado