Presidente colombiano diz que morte de líder das Farc é golpe devastador para o grupo

05/11/2011 - 12h36

Da BBC Brasil

Brasília - O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, informou neste sábado (5) que o líder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) Alfonso Cano foi morto em uma operação militar.

Em discurso transmitido pela televisão, Santos disse que este foi "o golpe mais devastador" que o grupo já sofreu e pediu que as Farc encerrem as atividades. "Quero enviar uma mensagem para cada um dos membros da organização: desmobilizem-se ou então vão acabar em uma prisão ou em um túmulo. Vamos estabelecer a paz", acrescentou o presidente.

O ministro da Defesa colombiano, Juan Carlos Pinzon, informou que Cano foi morto em uma operação nas montanhas do Sudoeste do país. Pinzon explicou que as forças do governo bombardearam um acampamento das Farc no Estado de Cauca. Depois do bombardeio, os soldados chegaram de helicóptero ao local e mataram Cano e outros integrantes do grupo em um tiroteio.

Fotos do líder das Farc morto, sem a tradicional barba que costumava exibir, foram mostradas por canais de televisão colombianos. O acampamento onde Cano estava teria sido localizado com a ajuda de interceptação de telefonemas.

O governo da Colômbia já tinha oferecido uma recompensa de quase US$ 4 milhões por informações que levassem à captura do líder.