Corrida inédita reúne moradores de comunidades pacificadas e do asfalto no Rio

05/11/2011 - 14h05

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A ideia de um professor da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), César Couto, nascido no Morro da Babilônia, na zona sul da cidade, foi o ponto de partida para a primeira corrida de rua que integrará, nesse domingo (6), moradores do morro e do asfalto.

É a primeira edição do Circuito de Corridas que começará na orla de Copacabana, às 7h30, passando por dentro das comunidades pacificadas da Babilônia e do Chapéu Mangueira, no Leme, e retornando pela praia até o ponto inicial.

O evento foi organizado pelo ex-atleta brasileiro de natação Pedro Rego Monteiro, conta com patrocínio da Embratel e apoio da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio e da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos.

Rego Monteiro informou que a iniciativa  tem 1.500 corredores inscritos, incluindo atletas do Exército, da Marinha e da Polícia Militar, com destaque para homens do Batalhão de Operações Especiais (Bope), que irão se misturar aos moradores do bairro.

Os competidores terão que vencer degraus, ladeiras íngremes e estreitas nas duas comunidades cariocas, em um percurso de oito quilômetros da 1ª Rio Up Run. Cerca de 60% dos inscritos são do sexo masculino. Mas a participação feminina, principalmente de representantes da imprensa, é significativa, disse Monteiro.

Serão premiados os três primeiros colocados de cada sexo na categoria geral, além dos vencedores das categorias especiais para moradores das comunidades e representantes da imprensa.

Pedro Rego Monteiro destacou o aspecto social da iniciativa. Por meio de uma clínica de capacitação, moradores das comunidades envolvidas foram preparados para trabalhar em eventos esportivos. “Foram  dois meses de clínica, focados em eventos esportivos. Eles estão preparados para trabalhar não só em eventos nossos, mas de outros organizadores. E estarão melhores para trabalhar como voluntários ou como contratados na Copa do Mundo e nos Jogos Olímpicos”. O legado social da Rio Up Run beneficiou 80 moradores das duas comunidades.

Os kits para a corrida serão entregues até as 20h deste sábado.

Edição: Graça Adjuto