Papandreou ganha voto de confiança para seguir lidando com a crise grega

04/11/2011 - 22h03

Da BBC Brasil

Brasília - O primeiro-ministro da Grécia, George Papandreou, ganhou uma moção de confiança do Parlamento na noite de hoje (4). Com 153 votos a favor e 145 contra, o líder grego não precisou renunciar, permanecendo no comando do governo para lidar com a crise econômica que atinge o país e ameaça a moeda única europeia.

Antes da votação, Papandreou disse que se empenhará na formação de um governo de união nacional para enfrentar a crise. Ele também defendeu a implementação do acordo de resgate fechado com a União Europeia. "É uma prioridade nacional", disse.

Na quinta-feira (3), diversos deputados aliados se rebelaram e alguns pediram a renúncia de Papandreou. A moção de confiança foi votada após o primeiro-ministro convocar um polêmico referendo sobre o acordo com a União Europeia, dividindo o governo.

No discurso, Papandreou argumentou que a convocação de eleições "paralisaria o país" e seria uma "catástrofe" neste momento.

Fora do Parlamento, milhares de manifestantes protestavam contra o acordo, defendido pelo primeiro-ministro.

"[Trata-se] de um acordo que nos dá segurança, que nos garante nosso espaço na Europa. Um acordo que nos permite zerar boa parte de nossas dívidas e pagar menos juros. Isso facilita nossa caminha nos próximos anos", disse Papandreou.