Depois de madrugada fria, massa de ar se desloca e temperatura voltará a subir no Sul

03/11/2011 - 8h58

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil

Curitiba - No município de Urubici, na serra catarinense, região mais fria do Brasil, os termômetros marcaram na madrugada de hoje (3), 1,5 grau Celsius (ºC). Em São Joaquim (SC), 4,2ºC; em São José dos Ausentes (RS), 4,8ºC e, no Paraná, a menor temperatura foi registrada em General Carneiro (5,4ºC). Segundo o meteorologista Gil Russo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em Porto Alegre, uma massa de ar seco e fria que atua no Sul do Brasil, perde força nas próximas horas e se desloca para o oceano fazendo com que as temperaturas voltem a subir.

Até o final de semana já teremos temperatura próxima dos 30ºC”, informa o meteorologista. No Paraná, de acordo com o serviço estadual de meteorologia (Simepar), este ano foram registradas as temperaturas mais baixas dos últimos cinco anos para o mês de novembro.

Em Curitiba ontem (2), a temperatura mínima ficou em 8,6ºC. O recorde para este mês foi registrado em 2006 – mínima de 7,3ºC. A previsão para hoje (3) é que a temperatura mínima fique em 9ºC e a máxima, 20ºC.

A massa de ar seco mantém o dia ensolarado na maioria das regiões. De acordo com o Inmet, há possibilidade de chuvas isoladas apenas no litoral sul do Paraná, leste e sul de Santa Catarina e litoral norte do Rio Grande do Sul.

Devido às chuvas e ao vendaval que atingiram 36 municípios da região oeste do Paraná nos últimos dias 29 e 30, Santa Isabel do Ivaí decretou situação de emergência e, segundo a Defesa Civil, outras cidades fizeram levantamentos de danos e prejuízos.

As chuvas afetaram 167.426 pessoas e causaram duas mortes. Aproximadamente 400 pessoas ainda estão desalojadas. Não há previsão de chuva para a região oeste nas próximas horas.

Edição: Talita Cavalcante