Sarney chama Lula de "lutador" e deseja que o ex-presidente vença mais essa batalha

31/10/2011 - 17h33

Mariana Jungmann
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente do Congresso Nacional, senador José Sarney (PMDB-AP), divulgou hoje (31) nota de solidariedade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que iniciou tratamento esta manhã contra um câncer na laringe. Sarney ressaltou que Lula é “muito necessário” ao Brasil e aos brasileiros e disse que ele é um “lutador”.

“Já venceu muitas batalhas e vencerá mais esta”, declarou o senador por meio de nota à imprensa. O presidente do Senado ainda desejou a recuperação do ex-presidente e pediu a solidariedade de todos os brasileiros.

No Senado, parlamentares do governo e da oposição discursaram em apoio a Lula, desejando rápida recuperação. “Quero deixar o meu registro de sentimento, mas, também, o registro de que ele superará esse momento e estará conosco em um futuro próximo, recuperado e fazendo política”, disse o senador Blairo Maggi (PR-MT).

A mesma expectativa de que Lula retorne rapidamente à vida pública foi declarada pelo oposicionista Cyro Miranda (PSDB-GO). “Creio que, com vigor e determinação característicos do ex-presidente, logo estará apto para retornar às atividades de sua agenda política”.

Já o senador Jorge Viana (PT-AC), em longo discurso no qual falou da influência do ex-presidente em sua carreira política, declarou também apoio à família de Lula. “Todos nós, brasileiros, estamos juntos com dona Marisa [Letícia] e seus familiares para que ele [Lula] possa ter a força necessária para superar mais esse desafio em sua vida”, disse.

O câncer na laringe do ex-presidente foi diagnosticado pela equipe médica do Hospital Sírio-Libanês no sábado (29). Hoje de manhã, Lula iniciou a primeira das três sessões de quimioterapia que terá que fazer na busca pela cura da doença.

Edição: Vinicius Doria