Região Sul deve registrar frio durante a semana

31/10/2011 - 9h19

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil

 

Curitiba – O sol aparece hoje (31), em toda a Região Sul, mas a previsão é que o frio prevaleça no decorrer desta semana, com temperatura próxima de 0 grau Celsius (°C) nas áreas mais altas do Planalto Sul de Santa Catarina, com formação de geada fraca. Segundo previsão do Centro de Informações de Recursos de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri), a chegada ao estado de uma massa de ar seco e frio derruba as temperaturas ao amanhecer e à noite. No decorrer do dia de hoje os termômetros devem oscilar entre 4ºC e 26°C na Região Sul. Na manhã de hoje, as temperaturas mais baixas foram registradas no município catarinense de Urubici (2,7°C), em São José dos Ausentes, 4,8 °C, e em Inácio Martins, no Paraná, com 7,8°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Com o avanço da frente fria para o Sudeste do país, o tempo fica mais quente no Paraná, melhorando a situação das 134.729 mil pessoas que passaram o fim de semana contabilizando prejuízos causados pela forte chuva, acompanhada de rajadas de ventos e granizo, que atingiu o estado no último sábado (29). Segundo  boletim  da Defesa Civil, atualizado na manhã de hoje, 23 municípios foram  atingidos, a maioria na região oeste do estado. Uma pessoa morreu no município de Foz do Iguaçu. Uma laje atingiu a cabeça de um homem, de 56 anos.

Nenhum município decretou, até agora, situação de emergência ou de calamidade pública. Na região oeste, onde a chuva derrubou seis torres de transmissão de energia, 8 mil residências, das 300 mil afetadas, ainda estão sem energia elétrica, a maioria na área rural. De acordo com a gerência de Operações da Companhia Paranaense de Energia (Copel), cerca de 400 funcionários da empresa passaram o domingo trabalhando no local. O trabalho de reparo continua e a previsão é que a situação se normalize até o final do dia.

A tempestade derrubou três torres de transmissão da Copel e outras três de Furnas Centrais Elétricas – responsável pela distribuição da energia produzida pela hidrelétrica de Itaipu. As torres de Furnas estão localizadas no município de Vera Cruz do Oeste, localizado a 78 quilômetros de Foz do Iguaçu. Segundo a assessoria da empresa, sistemas de controle e de proteção minimizaram os impactos e não houve consequência para o atendimento da carga suprida pelo Sistema Interligado Nacional (SIN).

Equipes de emergência permanecem em campo levantando danos e trabalhando na recuperação dos circuitos. Não há previsão para a conclusão dos trabalhos.

 

 

Edição: Lílian Beraldo