Imprensa argentina repercute câncer de Lula e faz comparações com líderes latino-americanos

31/10/2011 - 14h34

Monica Yanakiew
Correspondente da EBC na Argentina

Buenos Aires – Os jornais argentinos, além de noticiar nas primeiras páginas informações sobre o câncer que acomete o ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva, também fizeram um levantamento do estado de saúde dos líderes da América Latina. O jornal La Nacion e o site de notícias Infobae compararam a transparência de Lula ao hermetismo do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, na divulgação dos respectivos diagnósticos médicos.

Lula, segundo o Infobae, no mesmo dia em que soube da doença, tornou público que tinha câncer da laringe e que seria submetido à quimioterapia. “Foi claro e transparente. O chefe de Estado mais popular da história brasileira tem câncer e todos sabem”, escreveu o site. “Nada disso aconteceu com a doença do presidente venezuelano, Hugo Chávez”, acrescentou, ao lembrar que, até hoje, ninguém saber que tipo de câncer Chávez tem, nem qual a gravidade.

Além de Lula e Chávez, o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, foi diagnosticado com câncer linfático em 2010 e submetido a um exitoso tratamento no Brasil. O líder cubano Fidel Castro entregou o poder ao irmão, Raúl, por motivos de saúde. Mas, como Chávez, jamais divulgou informações precisas sobre a doença que o acomete.

Edição: Vinicius Doria