PCdoB se reúne com Dilma para tratar do Ministério do Esporte

26/10/2011 - 15h50

Priscilla Mazenotti e Luciana Lima
Repórteres da Agência Brasil

Brasília – Após se reunir, por mais de duas horas, com a bancada do partido na Câmara dos Deputados, o presidente do PCdoB, Renato Rabelo, informou que irá ao Palácio do Planalto no fim da tarde de hoje (26) para conversar com a presidenta Dilma Rousseff sobre a situação de Orlando Silva e do próprio partido no Ministério do Esporte.

“Ainda não nos encontramos com a presidenta. Não posso adiantar [a posição do partido]. É uma questão de ética”, disse Rabelo.

A reunião está marcada para as 17h30. A saída do ministro Orlando Silva não foi confirmada pelo Palácio do Planalto. Ao sair da reunião com os deputados, Rabelo colocou a decisão de se demitir como uma "questão pessoal" do ministro. “Ele foi acusado de forma injusta, numa tentativa de exposição”, disse.

Hoje de manhã, Orlando Silva foi ao Planalto conversar com o ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República. Logo após, seguiu para o Ministério do Esporte onde permaneceu até a hora do almoço.

O ministro Orlando Silva enfrenta diversas denúncias de irregularidades na pasta do Esporte. Ontem (25), a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia aceitou o pedido de abertura de inquérito para investigar denúncias de desvio de recursos do Programa Segundo Tempo, do Ministério do Esporte. O pedido foi feito na semana passada pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Há duas semanas, o policial militar João Dias acusou o ministro de participar de um esquema de desvio de recursos públicos do programa. A denúncia foi publicada pela revista Veja. Desde então, Orlando Silva vem negando participação no esquema, tendo prestado informações ao Congresso Nacional. Ele também pediu para ser investigado pelo Ministério Público para que pudesse provar sua inocência.

Edição: Nádia Franco