Chanceler da Colômbia defende união latino-americana para conter impactos da crise

26/10/2011 - 17h11

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A ministra das Relações Exteriores da Colômbia, María Angela Holguín, defendeu hoje (26) que todos os países latino-americanos se unam na tentativa de reagir aos impactos causados pela crise econômica internacional. Para a ministra, a melhor alternativa é ampliar os acordos bilaterais e multilaterais. A chanceler veio a Brasil para intensificar as parcerias em tecnologia, educação, combate à violência e à exploração sexual.

“Temos de nos unir e fortalecer o potencial conjunto”, disse ela, depois de uma reunião com o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, no Itamaraty. “Nós não vamos sair imunes dessa crise, mas podemos pelo menos tentar amenizar os impactos”, acrescentou a chanceler, lembrando que as parcerias na região são as melhores alternativas de reação.

Paralelamente, a ministra elogiou os esforços do Brasil para aumentar as parcerias e em defesa de posições comuns.

A presidenta Dilma Rousseff deve ir à Colômbia em 2012, segundo Patriota, ratificando a defesa em favor das ações bilaterais e multilaterais na América Latina. Brasileiros e colombianos também se uniram no apoio à reconstrução do Haiti – devastado pelo terremoto de janeiro de 2010 quando mais de 220 mil pessoas morreram.

 

Edição: Rivadavia Severo