Cidadania e papel das agências públicas de notícias serão discutidos em seminário no Paraguai

25/10/2011 - 6h42

Da Agência Brasil

Brasília –  Especialistas em mídias públicas e em economia da América Latina se reúnem amanhã (26) em Assunção, no Paraguai, para discutir uma série de temas sobre cidadania, agências públicas e estatais de notícias, a busca por uma unidade regional e os desafios a serem enfrentados. A Agência Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), estará presente nos debates sobre conteúdos, objetivos e perfis jornalísticos na construção dos processos da unidade regional das agências nacionais de notícias.

O seminário internacional Midia Público e Sociedade: A Experiência Global e os Caminhos na  América Latina é organizado pelo Ministério da Informação e Comunicação para o Desenvolvimento do Paraguai, o Banco Mundial e a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), com o apoio da agência de notícias Inter Press Service (IPS).

Estarão em debate o profissionalismo e a independência de gestão de meios de comunicação públicos, as experiências internacionais e na América Latina. Também serão discutidos os diferentes pontos de tensão nas midias públicas, privadas e estatais.

A participação e a colaboração dos cidadãos na construção do noticiário é tema de uma mesa-redonda. Haverá ainda uma rodada de debates sobre qual deve ser o modelo de regulação institucional e de financiamento para as midias, de forma que não interfira na sua independência e autonomia.

Carlos Tibúrcio, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, e mais três debatedores da Argentina, do Paraguai e da Espanha discutirão o assunto. As agências de notícias, seus conteúdos, objetivos e perfis jornalísticos na construção da unidade regional, são tema da mesa-redonda, na qual estarão o editor-chefe da Agência Brasil, Ivanir José Bortot, e representantes do Uruguai, do México, da Argentina e da Colômbia.

Edição: Graça Adjuto