Primeiro-ministro canadense consulta Dilma sobre posição brasileira no G20

24/10/2011 - 20h01

Luciana Lima
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O primeiro-ministro do Canadá, Stephen Harper, conversou por telefone com a presidenta Dilma Rousseff hoje (24) sobre a posição que o Brasil deverá defender na reunião do G20, que ocorrerá em Cannes, na França, nos próximos dias 3 e 4 de novembro.

De acordo com o porta-voz da Presidência da República, Rodrigo Baena, a iniciativa de telefonar foi do canadense que queria saber a opinião da presidenta brasileira.

"Conversaram sobre a reunião do G20. O primeiro ministro queria saber a opinião da presidenta sobre a reunião em Cannes. Ela mencionou as indefinições que ainda persistem na Europa quanto ao tratamento da dívida grega soberana, do risco de contágio e da necessidade de uma saída urgente", disse o porta-voz.

No telefonema, Dilma alertou que seria importante que os países adotassem medidas com base na responsabilidade fiscal e que mantivessem um controle sobre a inflação.

"A presidenta evocou a experiência brasileira. Disse que era importante assegurar a responsabilidade fiscal, combater a inflação e manter um bom nível de reservas. Mas o dado essencial, na opinião da presidenta, é buscar crescimento sustentável com distribuição de renda e criação de empregos", disse o porta-voz.
 

Edição: Rivadavia Severo