Câmara dos Comuns vota moção sobre permanência de britânicos na União Europeia

24/10/2011 - 12h47

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Câmara dos Comuns da Grã-Bretanha vota hoje (24) a moção que define a permanência dos britânicos no bloco da União Europeia (UE) – que reúne 27 países. A permanência da Grã-Bretanha é considerada um desafio para o primeiro-ministro britânico, David Cameron, que evitou envolver-se diretamente nas discussões sobre os impactos da crise econômica internacional.

O resultado da votação de hoje não tem peso legal. Porém, é interpretado como uma sinalização política. A moção recebeu 10 mil assinaturas de apoio de cidadãos britânicos. Pela moção, deve ser realizado um referendo sobre a permanência da Grã-Bretanha na União Europeia.

O governo britânico é comandado pela coligação dos democratas conservadores com os liberais. O deputado conservador Bernard Jenkin, que apoia a moção, disse que não há razões para “pânico”.

O Parlamento vota a moção às vésperas da reunião da União Europeia, em Bruxelas, que debaterá medidas comuns para combater os efeitos da crise. A reunião da Comunidade Europeia está marcada para quarta-feira (26).

*Com informações da agência pública de notícias do México, Notimex//Edição: Graça Adjuto