Estudantes chegam com mais de hora de antecedência para não perder segundo dia de prova do Enem

23/10/2011 - 14h36

Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O campus da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), na Tijuca, zona norte da cidade, já estava cheio por volta das 11h. Para evitar perder o segundo dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), muitos estudantes optaram por sair de casa com bastante antecedência.

A estudante Kátia Rocha, 18 anos, ainda está no segundo ano e decidiu fazer o exame como teste. Ainda assim saiu da Vila da Penha, zona norte, onde mora bem cedo para não correr o risco de se atrasar. “Ainda não sei se vou tentar turismo ou publicidade. Fiz algumas bobeiras na prova de ontem, mas achei a prova fácil. Acho que é pura interpretação.”

Apesar de a grande maioria ter se precavido com a hora, alguns perderam a prova por questão de minutos e pelo menos cinco atrasados chegaram tarde demais e encontram os portões do campus da Uerj fechados.

Alan Fernandes, 18 anos, saiu de Olaria, zona norte, ao meio-dia, de ônibus e culpou o trânsito pelo atraso. “Estou decepcionado. Estudei o ano inteiro, fiz pré-vestibular. Fui bem na prova de ontem. Agora, só ano que vem”, disse o rapaz que já havia realizado o exame no ano passado.

Já Daniel Cosmo, 28 anos, admitiu ter perdido a hora e não parecia tão decepcionado. “Dei mole. Cheguei atrasado porque saí atrasado. Vou levar uma bronca em casa não quero nem ver”, comentou o técnico de Tecnologia da Informação. Esta seria a segunda vez que ele tentaria o Enem para se profissionalizar na área em que atua.

No campus da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), a situação foi parecida. A maioria preferiu chegar bem mais cedo. Morador da Rocinha, zona sul da cidade, Bruno de Brito, 18 anos, saiu de casa às 10h20 para garantir uma boa prova e sua entrada no curso de jornalismo.

“Não tenho preferência de universidade. Depois que souber da minha pontuação vou ver o que escolho. Acho que fui bem na prova de ontem. Vou tentar garantir minha redação hoje, que é o que vale mais para mim”, explicou o estudante.

 

 

Edição: Lílian Beraldo