Em São Paulo, candidatos que perderam primeiras provas do Enem comparecem no segundo dia

23/10/2011 - 14h49

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Para evitar outro atraso, Gabriela Botelho saiu mais cedo de casa hoje (23), segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Sai duas horas antes do que sai ontem, fiquei com medo de o ônibus atropelar mais alguém”, contou. Ontem (22) Gabriela perdeu a prova depois de o ônibus em que vinha atropelar um outro candidato no trajeto da Freguesia do Ó, zona norte, até a Universidade Nove de Julho (Uninove), na Barra Funda, zona oeste paulistana.

Apesar de não poder contar com a pontuação do primeiro dia, Gabriela disse que veio mais animada do que ontem. “Como sou melhor em redação, resolvi vir”, disse a jovem que é gerente de uma loja de sapatos femininos e pretende cursar a faculdade de rádio e TV.

Sobre o tema da redação, o corretor de seguros Manoel Cardoso, de 57 anos, tem três palpites: crise financeira mundial, Jogos Pan-Americanos ou as recentes manifestações contra a corrupção. Ele conta que pesquisou sobre esses assuntos ao se preparar para a avaliação. Entretanto, Cardoso acredita que pode conseguir um diferencial na prova de matemática. “Talvez em matemática eu leve alguma vantagem, por trabalhar dentro dessa área.”

A supervisora de vendas Leda Neves também terminou os estudos há mais tempo que a maioria dos candidatos, recém-saídos do ensino médio. Como não estudou, achou a prova de ontem difícil, mas está mais confiante nesta tarde. “Não estou tão preocupada, estou mais tranquila”, ressaltou.

Já Cládio Henrique Alves que achou a avaliação do primeiro dia fácil não irá fazer a segunda etapa do exame. Ele chegou logo depois do fechamento do portão, mas parece não ter se abalado com o fato.“É triste, mas não vou me matar por causa disso”, disse o estudante que pretende cursar engenharia.

Devido ao atraso, Lucicléia dos Anjos chegou a xingar e culpar o namorado. “Mas já passou”, minimizou a merendeira. Ela conta que perdeu o horário por ter ido com o companheiro ao banco, além dos problemas com o transporte público. “O trem parou na estação e ficou uns cinco minutos”, protestou.

Para evitar esse tipo de problema, Mario Machado, que ontem perdeu a prova porque chegou em cima da hora no lugar errado, entrou correndo neste segundo dia. Ele tomou um susto quando a equipe de segurança fechou uma das entradas laterais do portão, faltando ainda mais de 20 minutos para o início do exame. O jovem de 22 anos que perdeu o primeiro dia de provas, ainda vai tentar concorrer a uma bolsa de estudos para o curso de audiovisual.

 

Edição: Lílian Beraldo