Começa o primeiro dia de provas do Enem em 1,6 mil municípios do país

22/10/2011 - 14h21

Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Começaram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 em 14 mil locais de prova em 1,6 mil municípios. Hoje (22), os participantes responderão a 90 questões de ciências humanas e da natureza. A prova tem duração de quatro horas e meia.

Mais de 5 milhões de estudantes estão habilitados para fazer as prova deste ano. Em um dos maiores locais de prova do Distrito Federal, o Colégio Objetivo, na Asa Sul, a chegada dos alunos transcorreu sem grandes problemas. Os colegas Luiz Felipe Souza e Luize Rodrigues chegaram antes das 12h para evitar atrasos. Alunos de escola pública, pretendem usar a nota da prova para conseguir uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni) ou uma vaga em universidades federais que aderiram ao exame. “É a primeira vez que faço o Enem. Quero estudar gastronomia ou nutrição”, disse Luize.

Mesmo com os avisos do Ministério da Educação (MEC) sobre o horário rigoroso do fechamento dos portões, alguns candidatos perderam a prova porque não chegaram a tempo. Luzeni Evangelista, de 25 anos, foi uma delas. Moradora do bairro Jardim Ingá, em Luziânia, cidade goiana que fica a 60 quilômetros de Brasília, ela conta que saiu de casa às 10h30, mas, por causa pequena quantidade de ônibus que fazem o trajeto para Brasília no fim de semana, só chegou ao local da prova às 13h05. Ela queria usar a nota do Enem para estudar direito em uma faculdade particular, com bolsa do ProUni. “Ano que vem eu faço de novo. Desistir jamais”, disse ela, chorando.

E não são só os estudantes que sofrem com a ansiedade provocada pelo exame. Alguns pais fizeram questão de acompanhar os filhos até o local de prova e esperar o fechamento dos portões. Antônio Real foi o motorista da filha de 19 anos, que quer estudar medicina e conta que toda a família está ansiosa. “Acho que o Enem veio para ficar. Realmente, é muito importante porque é uma prova só. O estudante não precisa ficar se deslocando para fazer vários vestibulares”, disse ela.

Hoje, a prova termina às 17h30, mas os candidatos já podem deixar as salas a partir das 15h. Amanhã (23), os portões serão abertos novamente às 12h e fechados às 13h, sempre no horário de Brasília.

Edição: Vinicius Doria