Colômbia prende políticos por suspeita de envolvimento com paralimilitares

19/10/2011 - 7h46

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Pelo menos 11 políticos da Colômbia, incluindo alguns candidatos às eleições do próximo dia 30, foram presos ontem (18) à noite por agentes federais. As prisões ocorreram por causa de denúncias de ligações com paramilitares para fins eleitorais. As investigações ocorrem em vários municípios da região de Córdoba, no Norte do país, onde a atuação paramilitar é intensa.

No grupo de detidos estão três ex-prefeitos do município de Los Cordobas e o ex-prefeito da cidade de Monitos. Também foram presos quatro ex-conselheiros dos dois municípios e o prefeito de Umatac, Antonio Viana Urban Wood, além de quatro candidatos às prefeituras da região de Córdoba.

Por ordem do Ministério Público, será feito um total de 81 prisões, parte de uma operação de combate à corrupção na Colômbia. O objetivo é limitar a ação de paramilitares nas eleições municipais, segundo as autoridades. Um dos presos é Freddy Rendón Herrera, conhecido como Alemão, ex-líder do grupo denominado AUC.

A operação policial deve se estender nos próximos dias às regiões de Antioquia e Bolívar, também no Norte da Colômbia, nas quais há suspeitas de envolvimento de políticos com grupos paramilitares.

*Com informações da emissora de televisão multiestatal, Telesur, com sede em Caracas, na Venezuela//Edição: Graça Adjuto