Brasil e Moçambique apelam para que G20 responda logo aos desafios da crise internacional

19/10/2011 - 16h35

Renata Giraldi e Luciana Lima
Repórteres da Agência Brasil

Brasília – A presidenta Dilma Rousseff e o presidente de Moçambique, Armando Emílio Guebuza, apelaram hoje (19) para que o G20 (grupo que reúne as 20 maiores economias do mundo) “demonstre capacidade de resposta” aos desafios impostos pela crise econômica internacional. O pedido foi feito por meio de comunicado conjunto. Eles disseram ainda que estão preocupados com os impactos da crise.

“Os dois chefes de Estado expressaram preocupação com a crise financeira [econômica] internacional, tendo concordado em trabalhar em conjunto, bilateral e multilateralmente, para minimizar os seus efeitos. Nesse sentido, concordaram também que o G20 deve voltar a demonstrar capacidade de resposta conjunta diante da atual situação econômica mundial, como ocorreu em 2008”, diz o comunicado conjunto.

Dilma e Guebuza reiteraram ainda o empenho em defesa dos “princípios democráticos, respeito aos direitos humanos, ao Estado de Direito e boa governança política e econômica”. Eles também se comprometeram a intensificar os esforços para o aprofundamento das relações entre Brasil e Moçambique.

Os presidentes lembraram que há mais de 40 projetos bilaterais em andamento, nas áreas de agricultura, educação, ciência e tecnologia, saúde, formação profissional e energia. Um dos destaques é para a fábrica de antirretrovirais e outros medicamentos em Moçambique, que tem o assessoramento técnico da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz ) e do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), além do suporte financeiro do Brasil.

Dilma passa o dia hoje em Maputo acompanhada pelos ministros Antonio Patriota (Relações Exteriores), Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), Aloizio Mercadante (Ciência, Tecnologia e Inovação) e Luiza Bairros (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial), além do secretário executivo de Minas e Energia, Marcio Zimmermann.

Edição: João Carlos Rodrigues