Agentes de viagem aderem a pacto contra a exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo

19/10/2011 - 17h35

Flávia Villela
Repórter da Agência

Rio de Janeiro – A Associação Brasileira de Agentes de Viagens (Abav) aderiu hoje (19) ao Pacto Empresarial Contra Exploração Sexual no Turismo, tendo assinado declaração na abertura do 39º Congresso Brasileiro de Agentes de Viagens, no Rio Centro, zona oeste da cidade. Além de rechaçar a prática da venda da imagem do Brasil pela via do sexo, o objetivo do pacto é combater a exploração sexual de crianças e adolescentes. No evento, estavam a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, o ministro do Turismo, Gastão Vieira, e a apresentadora Xuxa Meneghel, presidente da fundação voltada para crianças que leva o seu nome.

Para a ministra, o apoio da Abav é estratégico, pois, segundo ela, o Brasil precisa modificar a imagem que ainda tem no exterior como sendo destino de turismo sexual envolvendo crianças e adolescentes. “Onde se instala o turismo de caráter sexual, há a morte do turismo como cultura, como desenvolvimento. Temos que nos adiantar diante disso. Todos podem denunciar gratuitamente ligando para o Disque 100, de qualquer lugar do Brasil”, disse Maria do Rosário.

De acordo com a ministra, a central de atendimento Disque 100 já recebeu milhares de denúncias de 2.930 municípios brasileiros, mais da metade das cidades do país. Além disso, a Polícia Rodoviária Federal identificou, por meio de um mapeamento, 1.800 pontos nas estradas brasileiras onde ocorre exploração sexual.

“É dever da Abav, dos agentes e de qualquer profissional de turismo e de todos os brasileiros combater este mal que afeta e desrespeita nossa sociedade, nossas crianças e prejudica drasticamente a imagem do Brasil,” declarou o presidente da Abav, Carlos Alberto Amorim Ferreira.

O pacto prevê a realização de uma série de ações, como um selo exclusivo da campanha, cartazes, cartilhas entre outras ações educativas e de alerta.

Edição: Lana Cristina