CNI vai investir R$ 1,5 bilhão e abrir 34 centros de pesquisa até 2014

17/10/2011 - 16h37

Vinicius Konchinski
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – A Confederação Nacional da Indústria (CNI) vai investir R$ 1,5 bilhão na construção de 34 centros de pesquisa em todo o país. O investimento foi divulgado hoje (17) pelo presidente da entidade, Robson Braga de Andrade, e pretende auxiliar a inovação em empresas brasileiras.

A CNI mantém 89 centros de pesquisa. Com a abertura dos novos centros, a entidade passará a ser responsável por 123 laboratórios até 2014.

De acordo com Andrade, os novos laboratórios serão distribuídos em todas as regiões do país e deverão atender a demandas locais. No Sul, por exemplo, a CNI pretende abrir um laboratório voltado a pesquisas de materiais óticos, de alta precisão.

Andrade disse ainda que espera que os centros de pesquisa da CNI recebam apoio do governo federal, por meio da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). A nova estatal deve investir verbas públicas no desenvolvimento de produtos e tecnologias.

Inicialmente, a Embrapii vai apoiar três centros de pesquisas: Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), de São Paulo; o Instituto Nacional de Tecnologia (INT), do Rio de Janeiro; e o Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia (Cimatec), na Bahia. Até 2014, a CNI espera que seus laboratórios também recebam investimentos da Embrapii.
 

Edição: Rivadavia Severo