População do Rio recebe orientações sobre alimentos saudáveis e seguros

14/10/2011 - 7h31

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, que ocorre no próximo domingo (16), a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan)  promove hoje (14)  na Praça do Lido, em Copacabana, ações que visam a orientar a população sobre alimentos saudáveis e seguros.
 
Na tenda Alimentação Saudável, serão fornecidas informações sobre vitaminas, minerais e compostos bioativos que contribuem para a proteção da saúde e a redução do risco de doenças. Esses compostos bioativos são substâncias que auxiliam  na prevenção e no tratamento de doenças cardiovasculares, câncer e diabetes, entre outras, e estão presentes em frutas, legumes e verduras.
 
Na tenda Alimentos Seguros, técnicos do Serviço Social da Indústria (Sesi) ensinarão noções de  higiene necessárias para a manipulação, o preparo e o armazenamento dos alimentos. Uma unidade móvel do Sesi Cozinha Brasil mostrará como aproveitar partes dos alimentos que são dispensadas normalmente, entre elas talos, cascas, folhas e sementes.  

A presidenta do Conselho Regional de Nutricionistas dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (CRN4), Kátia Cardoso, apoia iniciativas como a da Firjan. “Porque  a gente tem consciência que para chegar à condição de segurança alimentar, a população precisa ser informada. Ela precisa  fazer escolhas corretas e a gente precisa sempre orientar da melhor forma possível”.

Na avaliação de Kátia Cardoso, segurança alimentar e nutricional não é uma ação só da área da nutrição. Ela destacou que quando se fala em segurança  alimentar, isso envolve também a questão social, a sustentabilidade ambiental, a garantia dos alimentos que são produzidos.  

Kátia incentiva os nutricionistas a participar dessas iniciativas de interesse da população. “Porque isso resgata saúde, cidadania, dignidade. E garante segurança alimentar e alimentação adequada e saudável”.

O CRN4 está concluindo esta semana a campanha iniciada em março deste ano, em parceria com o Conselho Federal de Nutrição, cujo tema é Fome, Obesidade e Desperdício: Não Alimente Esse Problema.

Edição: Graça Adjuto