Correios: entidade que representa trabalhadores diz que maioria já retomou atividades

13/10/2011 - 16h40

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A maioria dos trabalhadores dos Correios que permaneceram em greve durante 28 dias já retomou as atividades na manhã de hoje (13). Segundo o secretário-geral da Federação Nacional dos Trabalhadores de Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect), José Rivaldo da Silva, apenas alguns estados como Pernambuco, Rio Grande do Sul e Minas Gerais ainda estão realizando assembleias para determinar a volta ao trabalho.

Para o representante da Fentect, serão necessários entre dez a 15 dias para regularizar a entrega das cerca de 185 milhões de correspondências e encomendas que deixaram de ser entregues desde o início da greve. “O compromisso dos trabalhadores é com a população. E, com esse compromisso de voltar ao padrão de excelência junto às comunidades, acho que é possível entre dez e 15 dias estar tudo em ordem”.

No próximo fim de semana, os funcionários que estiveram em greve vão trabalhar para começar a regularizar as entregas. Segundo os cálculos dos Correios, o prejuízo, com a greve, chegou a cerca de R$ 20 milhões por dia.

Na última terça-feira (11), o Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou que os funcionários dos Correios voltassem ao trabalho a partir de hoje. No julgamento do dissídio coletivo, o TST autorizou a empresa a descontar no salário dos grevistas o equivalente a sete dias de paralisação e os demais 21 dias de greve devem ser compensados com trabalho extra nos fins de semana.

Edição: Lana Cristina