Rio comemora 80 anos do monumento ao Cristo Redentor no Morro do Corcovado

12/10/2011 - 16h56

Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – As comemorações dos 80 anos do monumento ao Cristo Redentor, no Morro do Corcovado, na capital fluminense, começaram cedo com a benção aos fiéis de várias partes do mundo e do Brasil. O arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, celebrou a missa no local. Depois, foram inaugurados os bustos de Heitor da Silva Costa, autor do projeto e responsável pela obra do Cristo Redentor, e de dom Sebastião Leme, arcebispo do Rio, que levou adiante a ideia de construção da estátua. A forte neblina cancelou a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira.

As homenagens continuam a partir das 18h, no Monumento aos Pracinhas, no Parque do Flamengo, com o Show da Paz, que vai apresentar mais de 30 artistas convidados, entre eles, Zeca Pagodinho, Beth Carvalho, Arlindo Cruz e Alexandre Pires. Durante a festa, haverá o lançamento da exposição Cristo Redentor para Todos.

Na terça-feira (11), o prefeito Eduardo Paes, por meio de de decreto, determinou o tombamento definitivo do monumento. A medida visa à preservação da estátua, bem cultural que desde 1931 constitui um dos mais expressivos símbolos do Rio de Janeiro, ícone brasileiro e uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

Para o reitor do Santuário Cristo Redentor, padre Omar Raposo, o valor do tombamento definitivo está no reconhecimento ao trabalho dos brasileiros. “O prefeito com o decreto, reconhece que o Cristo Redentor é uma obra de brasileiros feita para os brasileiros e para o mundo todo”, disse.

 

Edição: Aécio Amado