Vendas do comércio varejista diminuíram 0,4% em agosto

11/10/2011 - 12h26

Isabela Vieira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - As vendas do comércio varejista diminuíram 0,4% em volume de julho para agosto de 2011 e registraram aumento de 0,3% na receita nominal, segundo divulgou hoje (11), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

É o segundo resultado negativo das vendas no ano (o primeiro foi em abril), sendo que em julho, o setor tinha registrado aumento de 1,2%. A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) indica "um crescimento menor do setor" e interrompe um trimestre de crescimento em volume.

Segundo o IBGE, o acumulado das vendas nos primeiros oitos meses é 7,2% e nos últimos doze meses, 8,2%. Já na comparação com agosto de 2010, as vendas subiram 6,2%, o que representa um crescimento menor, diante do aumento de 7,1% entre junho e julho.

Já a receita nominal cresceu em agosto 12,3% em relação ao mesmo mês do ano passado. No acumulado em 2011, a receita nominal de vendas apresentou taxa de 12,3% e, no acumulado dos últimos doze meses, 13,1%.

De acordo com o IBGE, dentre as dez atividades pesquisadas, duas foram determinantes para o avanço das vendas no varejo: equipamentos de material de escritório, informática e comunicação (7,3%), além de livros, jornais, revistas e papelaria (16%).

Por outro lado, apresentaram queda nas vendas os setores de veículos e motos (-4,6%), tecidos, vestuário e calçados (-2,8%), além de material de construção (-2%), por exemplo.

A pesquisa também mostra queda de 2,3% no volume do varejo ampliada, taxa formada pelo varejo, mais as atividades de veículos, motos, partes e peças, além de material de construção. O setor, porém, acumula alta de 8,4% no ano e de 9,7% nos últimos 12 meses.

 

 

Edição: Lílian Beraldo