Oposição diz ter dominado último reduto fiel a Khadafi

09/10/2011 - 14h45

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O comando do Conselho Nacional de Transição da Líbia  informou hoje (9) ter dominado uma área considerada estratégica em Sirte - a cidade natal do presidente Muammar Khadafi e um dos últimos focos de resistência do antigo regime.

Os combatentes ligados ao conselho tomaram a área universitária de Sirte, que vinha servindo como quartel-general das forças leais a Khadafi. Os combates pelo controle de Sirte começaram anteontem (7). Para a oposição a Khadafi, essa é a batalha final pelo controle da cidade.

Os representantes do Conselho Nacional de Transição informaram que assim que Sirte for dominada, vão declarar oficialmente que a Líbia está liberada, mesmo que o coronel Khadafi continue foragido. O paradeiro do líder líbio ainda é desconhecido, mas acredita-se que ele não estaria refugiado em sua cidade natal.

No último dia 6, foi divulgada mensagem de áudio de Khadafi na qual ele conclama os líbios a irem às ruas  para resistir aos líderes provisórios do país. Os soldados governistas foram surpreendidos pela forte resistência dos milicianos ligados ao regime deposto, quando deram início à ofensiva sobre Sirte.

*Com informações da BBC Brasil e da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.//Edição: Graça Adjuto