Inmet prevê chuva com queda de granizo na Região Sul durante o fim de semana

07/10/2011 - 10h55

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil

 

Curitiba – O Inmet prevê mudança no tempo durante o fim de semana na Região Sul. A instabilidade atmosférica a partir do nordeste da Argentina, próximo ao Uruguai e Rio Grande do Sul, provoca pancadas de chuva, trovoadas e queda de granizo na região, neste final de semana.

O alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para hoje (7) é de chuva forte a moderada com descargas elétricas (raios) e eventual queda de granizo em áreas isoladas do sul, oeste, campanha e centro do Rio Grande do Sul. Segundo o meteorologista Gil Russo, do Inmet em Porto Alegre, as condições devem ser as mesmas em Santa Catarina e permanecem até amanhã (8).

Nos três estados da Região Sul, as temperaturas devem ficar elevadas até o início da tarde, quando estão previstos temporais. Os termômetros oscilam no decorrer do dia entre 9 graus Celsius (°C) e 32°C .

Nesta manhã, são observadas muitas nuvens sobre as áreas mais ao sul e leste do Paraná. A frente fria atinge o estado com mais intensidade amanhã, no final do dia,  provocando um domingo chuvoso em todo o estado.

Em Santa Catarina, há mais nuvens entre o planalto e o litoral do estado e já há  registro de chuva fraca no litoral norte. A previsão do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri) é que a próxima semana comece com tempo estável em todo o estado, com predomínio de sol entre poucas nuvens devido a atuação de uma massa de ar mais seco.

 

Edição: Lílian Beraldo