Em mensagem de áudio, Khadafi pede aos líbios que resistam ao controle da oposição

07/10/2011 - 8h33

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Depois de duas semanas sem se manifestar, o presidente líbio, Muammar Khadafi,
enviou ontem (6) mensagem de áudio a uma emissora de televisão árabe em que faz um apelo à população. Ele pede para o povo líbio ir às ruas e iniciar campanha de desobediência civil contra os novos líderes do país.

 "[Apelo para que todos] saiam às ruas em novas manifestações, em todas as cidades e aldeias”, disse o presidente na mensagem. "Sejam corajosos, levantem-se e vão para as ruas. Ergam a bandeira verde [que era a oficial durante sua gestão]. As condições na Líbia estão insuportáveis", acrescentou.

Khadafi disse que os líderes do Conselho Nacional de Transição (CNT) não têm legitimidade para assumir poderes. Segundo ele, os oposicionistas não foram nomeados ou apontados pelo povo. Porém, o CNT foi autorizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), na última asssembleia geral realizada no mês passado em Nova York, a participar das reuniões.

A mensagem, sem imagem, apenas com a voz do presidente líbio, foi transmitida pela emissora de televisão síria Al Rai TV. A emissora tem sido a escolhida por Khadafi para suas manifestações desde que começaram os conflitos na Líbia, em fevereiro.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, a Lusa.//Edição: Graça Adjuto