Força-tarefa realiza operação para coibir fraudes previdenciárias na Paraíba

05/10/2011 - 11h48

Alex Rodrigues
Repórter Agência Brasil

Brasília - A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje (5) na Paraíba uma operação para prender os integrantes de um grupo investigado por fraudar a concessão de benefícios previdenciários no estado. Investigações preliminares indicam que o esquema fraudulento causou um prejuízo de, no mínimo, R$ 10 milhões aos cofres públicos. O valor, no entanto, pode ser muito superior, acreditam os investigadores. As ações foram coordenadas pela Força-Tarefa Previdenciária que, além da PF, é composta pelo Ministério da Previdência Social e pelo Ministério Público Federal
  
Responsável por cumprir os mandados de prisão expedidos pela Justiça, a PF informou, em nota, que o grupo fornecia documentos falsificados para pessoas que requisitavam ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) benefícios como aposentadorias e pensões. A documentação servia para comprovar o exercício de atividades rurais. Após a obtenção dos benefícios, o grupo forjava empréstimos consignados feitos pelo beneficiário, recebendo parte da pensão ou aposentadoria.

O delegado responsável pela Operação Agendamento Virtual dará uma entrevista coletiva ainda esta manhã, em Campina Grande (PB), para divulgar os primeiros resultados da ação.

 

 

Edição: Lílian Beraldo