Primeiro-ministro belga condena protecionismo e defende parcerias como alternativa para fim da crise

04/10/2011 - 13h42

Renata Giraldi
Enviada Especial


Bruxelas (Bélgica) – O primeiro-ministro da Bélgica, Yves Leterme, disse hoje (4) que a adoção de medidas protecionistas pelos países leva ao desequilíbrio global e ao agravamento da crise econômica internacional. “O protecionismo é uma falha e uma das razões para o fracasso”, advertiu, no encerramento do seminário que reuniu empresários brasileiros e belgas, que contou também com a presença da presidenta Dilma Rousseff.

Para Leterme, a solução para a crise passa pela ação conjunta e pelas parcerias. Segundo ele, o agravamento da situação não se refere apenas às questões econômicas e financeiras do mercado mundial. “Estamos passando por uma crise de soberania por causa da conexão que há entre os mercados. É um problema perigoso e contagioso.”

O primeiro-ministro disse que os esforços atuais garantirão que os mecanismos existentes impeçam que uma nova crise econômica internacional venha a ocorrer. De acordo com ele, é necessário adotar medidas para monitorar a área financeira. “Queremos assegurar que tudo seja feito para superar essa crise. Nós iremos superar essa crise e vamos criar meios para isso.”

Leterme reiterou os elogios ao desenvolvimento e à estabilidade econômica do Brasil. Segundo ele, por meio de parcerias sólidas será possível evitar riscos futuros. “Decidimos que teremos uma parceria forte para evitar qualquer risco no futuro. Nós iremos atuar para a geração de emprego e trabalho”, destacou.

O primeiro-ministro ratificou a defesa de medidas de contenção e austeridade para combater os impactos da crise econômica internacional. “Nós iremos superar essa crise e vamos criar meios para isso”, disse ele, demonstrando mais uma vez sua confiança no fim da crise e na superação das dificuldades atuais.

Edição: Juliana Andrade