Para Dilma, europeus e brasileiros podem se unir para combater desigualdade social na África

04/10/2011 - 9h18

Renata Giraldi
Enviada Especial
 

Bruxelas (Bélgica) – Os programas de transferência de renda desenvolvidos no Brasil, como o Bolsa Família, podem ser executados em vários países da África com o apoio da União Europeia (UE). A alternativa foi apresentada hoje (4) pela presidenta Dilma Rousseff durante a reunião da 5ª Cúpula Brasil-União Europeia. Para ela, a união na comunidade internacional é a alternativa para combater a “pobreza estrutural”.

“Podemos multiplicar as ações bem-sucedidas”, ressaltou Dilma na presença dos presidentes do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, e da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, além de ministros brasileiros, indicando a disposição brasileira em colaborar com as ações conjuntas de equilíbrio social. A presidenta lembrou que no Brasil os esforços visam a combater a pobreza e a intolerância como um todo.

Paralelamente, o Brasil e a União Europeia assinaram hoje uma série de acordos nas áreas de turismo, ciência e tecnologia, educação e cultura. Para Dilma, a tendência é incrementar as parcerias entre europeus e brasileiros, incluindo as áreas de comércio e economia.

Dilma lembrou que em 2010 o comércio entre o Brasil e a União Europeia superou US$ 82 bilhões. Segundo ela, o esforço é aumentar para US$ 100 bilhões. A previsão da presidenta se baseia na elevação de 26,7% dos dados de 2009 a 2010. Segundo ela, há indicações de que as parcerias entre o Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) e a União Europeia estão sendo bem-sucedidas.

No entanto, a presidenta não detalhou as negociações. Estão em curso articulações para ser fechado um acordo de livre comércio em 2012. Segundo especialistas, com o acordo, serão multiplicadas as possibilidades de intercâmbio e até de geração de empregos.

Porém, os europeus temem a competição com a carne produzida no Mercosul. Também há negociações envolvendo a indústria manufatureira. Em 2004, as negociações para o livre comércio entre os dois blocos foram interrompidas e retomadas este ano. Dilma ressaltou que os brasileiros torcem pelo êxito dos europeus. “O êxito da UE é extremamente importante para os europeus e toda a humanidade”, disse ela.

Edição: Juliana Andrade