Semana começa com chuva e tempo nublado em grande parte do país

02/10/2011 - 14h17

Débora Zampier
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A previsão do tempo para o início da semana é de céu nublado e chuva na maior parte do país, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A expectativa é que chova, inclusive, nas regiões que sofrem com período extenso de estiagem no inverno, como o Centro-Oeste e parte de Minas Gerais.

A chuva chegou ao Distrito Federal na semana passada, depois de mais de 100 dias de seca e complicações decorrentes da baixa umidade do ar, como a propagação de incêndios florestais e o aumento do número de casos de problemas respiratórios nos hospitais da capital do país. De acordo com o Inmet, a chuva deve voltar a cair já nesta segunda-feira (3), acompanhada de raios e trovoadas, e deve manter o tempo fechado até quarta-feira (5). Essa é, também, a previsão para toda a Região Centro-Oeste, com variações de nebulosidade e intensidade da chuva dependendo do local.

A previsão também é de chuva na maior parte do estado de Minas Gerais nos primeiros dias da semana. Assim como o DF, o estado sofre com a seca e com os incêndios em áreas de preservação ambiental, mas a situação melhorou com as chuvas que voltaram a cair em meados de setembro. No restante da Região Sudeste, a previsão também é de tempo nublado e chuva.

Na Região Sul, o tempo deve melhorar a partir de segunda-feira após um fim de semana marcado por tempestades e queda de granizo. Ainda assim, a região deve permanecer com céu nublado e chuvas esporádicas.

Tempo nublado com chuvas e trovoadas é a previsão para a maior parte da Região Norte. No Nordeste, o céu deve permanecer nublado, com previsão de chuva para áreas litorâneas e o oeste da Bahia.

Edição: Vinicius Doria