Secretaria de Saúde de SP convoca 283 prefeituras para novo esforço contra dengue

01/10/2011 - 12h36

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – As cidades mais vulneráveis à circulação do vírus da dengue no estado de São Paulo foram convocadas pela Secretaria da Saúde para iniciar, na próxima semana, uma mobilização contra a doença. Segundo mapeamento feito pelo Centro de Vigilância Epidemiológica, 283 dos 645 municípios paulistas encontram-se nessa situação.

A classificação de risco das cidades foi feita com base em indicadores como série histórica de casos de dengue, índices de infestação predial (presença de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença) e densidade populacional.

Na segunda-feira (3), o governo paulista vai lançar com os prefeitos dos 283 municípios o novo Plano Estadual de Intensificação das Ações de Vigilância e Controle da Dengue para o período 2011-2012. De acordo com o Sistema Único de Saúde (SUS), as ações de campo para o controle de criadouros do Aedes aegypti devem ser executadas pelos municípios.

“A entrada em circulação do subtipo 4 do vírus da dengue no estado aumenta o número de pessoas suscetíveis à doença, ampliando o risco de casos graves e mortes. Por isso, essa mobilização é fundamental para que os municípios estejam preparados, tanto do ponto de vista do controle do vetor [mosquito] quanto da adequada assistência médica aos pacientes com suspeita de dengue”, declarou Giovanni Guido Cerri, secretário estadual de Saúde.

Entre janeiro e agosto de 2011 foram registrados no estado 81,2 mil casos de dengue. O número, segundo a Secretaria de Saúde, é 56% inferior ao mesmo período de 2010 (188,2 mil).

Edição: Vinicius Doria