Festival de Cinema de Brasília vai à periferia pela primeira vez e conquista o público

01/10/2011 - 18h25

Luciana Lima
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Pela primeira vez ao longo de sua história, o Festival de Brasília do Cinema Nacional não está restrito ao badalado Cine Brasília, na área central da cidade. Em sua 44ª edição, ele chegou à periferia, possibilitando que um público pouco acostumado à telona possa ver os filmes que estão concorrendo. Na noite dessa sexta-feira (30), por exemplo, uma plateia formada por alunos de um curso noturno de educação fundamental, em Sobradinho II, lotou o Teatro Sobradinho para assistir ao longa-metragem O Homem Que Não Dormia, do diretor Edgard Navarrro.

A iniciativa de levar os alunos ao Teatro Sobradinho foi do professor Delnilo Ribeiro, 46 anos. Ele conseguiu um ônibus para transportar a turma até o local. “A descentralização do festival é importante porque dá oportunidade para que muitas pessoas possam ir ao cinema.” O professor contou que essa também foi a primeira vez que participou do evento. Delnilo pretende aproveitar o festival para trabalhar com os alunos em sala de aula. "Na semana que vem, vou pedir que eles façam um trabalho de geografia sobre os filmes."

Os alunos aprovaram a iniciativa do professor. O mecânico Hercy Gomes Pereira, 64 anos, que decidiu aprender a ler no ano passado, quando se matriculou no curso de Educação para Jovens e Adultos (EJA), disse que era a primeira vez que estava entrando em um cinema. "Gostaria de ser tão bom com as letras como sou com as peças de carro. Não conheço cinema ainda, mas acho que vou gostar. Só de estar aqui já estou feliz."

A alegria também estava estampada no rosto da cozinheira Rosa Maria Chagas Martins, 61 anos, que se lembra de ter entrado uma vez no cinema quando era jovem. "Eu recordo que fui ao cinema nos meus tempos de moça. Com o dia a dia, a gente até esquece que isso existe."

As exibições dos filmes que participam da mostra competitiva ocorrem de forma simultânea no Cine Brasília, no Plano Piloto, em Sobradinho, Taguatinga e Ceilândia, a partir das 20h30.

Hoje estão previstas as exibições dos curtas Sambatown, de Cadu Macedo, Menina da Chuva, de Rosaria, Sobre o Menino do Rio, de Felipe Joffily, Imperfeito, de Gui Campos, e do longa-metragem Meu Pais, de André Ristum, que conta no elenco com Rodrigo Santoro, Cauã Reymond e Débora Falabella.

Neste ano, o Festival de Brasília ainda tem sessões no Cinema Voador, na Praça São Sebastião, em Planaltina, também na periferia do DF. Nesse espaço são exibidos filmes premiados de diretoras brasileiros. Hoje estão previstas as apresentações dos curtas Uma Casa Muito Engraçada, de Toshie Nishio, Minha Vida, Nossa Luta, de Suzana Amaral, e o longa Terra para Rose, de Tetê Moraes.

Edição: João Carlos Rodrigues