Regionalizar o transplante em todo o país é meta do Ministério da Saúde, diz coordenador

28/09/2011 - 0h08

Da Agência Brasil

Brasília - O coordenador do Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde, Héder Borba, disse hoje (27), durante o lançamento da campanha Seja um Doador de Órgãos, Seja um Doador de Vidas, que uma das metas do governo para 2012 é regionalizar o transplante de órgãos em todo o país.

“O país é gigantesco. Nós temos que regionalizar o transplante e estimular a capitação de órgãos, a realização de transplante em hospitais transplantadores de Norte a Sul do país, e não apenas concentrá-los na faixa litorânea do Brasil”, declarou.

O número de pessoas aguardando um transplante chega a 36 mil no país. No ano passado, foram feitos 21 mil transplantes, a maior parte de córnea. Borba disse que o Brasil, hoje, é referência no mundo em relação a transplantes financiados pelo poder público. O Sistema Único de Saúde (SUS) financia desde a capitação do órgão até o pós transplante.

A campanha foi lançada hoje, quando se comemora o Dia Nacional de Doação de Órgãos, e tem o objetivo de aumentar o número de doadores em todo o país.

 

Edição: Aécio Amado