Com eventos esportivos, Ministério do Turismo quer aumentar participação do setor na arrecadação

27/09/2011 - 12h53

Priscilla Mazenotti
Repórter da Agência Brasil

 

Brasília - O turismo gera 7 milhões de empregos no Brasil e é responsável por 3,2% do Produto Interno Bruto (PIB), o equivalente a R$ 117,56 bilhões. A meta, a partir da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos, é aumentar a participação do setor na arrecadação e a circulação de turistas estrangeiros no país.

“O turismo é uma cadeia produtiva altamente centralizada. É uma prioridade brasileira, imprescindível para a nação”, disse o presidente da Embratur, Flávio Dino, ao participar de evento na Câmara em homenagem ao Dia Internacional do Turismo.

Dados do Ministério do Turismo mostram que, entre 2006 e 2010, os gastos de turistas estrangeiros no país aumentaram 37%. Argentina, Estados Unidos e Itália são responsáveis por 44% da demanda.

“A Copa é uma grande oportunidade e não vamos perdê-la”, disse o ministro do Turismo, Gastão Vieira. “Não estamos nos preparando para a Copa apenas para oferecer bons serviços a turistas estrangeiros. Estamos nos preparando para receber estrangeiros como cidadãos do mundo, algo que também pretendemos ser”, completou.

O ministro disse que, mesmo com a suspensão dos contratos por conta das denúncias de corrupção no ministério, será possível garantir a capacitação de pessoas no setor até 2013. “Paramos [os contratos]. Vamos ver, avaliar e continuar. Ou com os mesmo parceiros ou com parceiros novos. Isso não amedronta de nenhuma forma”, disse acrescentando que irá aguardar as auditorias feitas pelo Tribunal de Contas da União. “Vamos aguardar e seguir as orientações.”

 

Edição: Lílian Beraldo