Catadores fazem manifestação em frente à prefeitura de SP para reclamar de fechamento das cooperativas

27/09/2011 - 18h55

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Cerca de 60 catadores de material reciclável da cidade de São Paulo, segundo estimativa da Polícia Militar, fizeram uma manifestação na tarde de hoje (27) em frente à prefeitura, no Viaduto do Chá, centro da capital paulista, para reclamar principalmente do fechamento de várias cooperativas que está sendo feito pelo município. “A pauta de reivindicação é o não fechamento das cooperativas. A prefeitura vem fechando as cooperativas e os catadores estão indo para a rua”, disse Anderson Lopes Miranda, do Movimento Nacional da População de Rua.

Os catadores também reivindicam mais investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento(PAC) nas cooperativas. “O governo federal já autorizou, mas a prefeitura não quer fazer a parceria dos recursos”, disse. Segundo ele, a prefeitura já retirou três cooperativas de seus terrenos na zona sul da capital.

Uma delas é o terreno original da Cooperativa da Granja Julieta, que foi colocado à venda. “Eles simplesmente nos expulsam, sem dar nenhum galpão ou infraestrutura”, declarou Mara Lúcia Sobral Santos, presidente da Cooperativa Granja Julieta, onde trabalham 55 catadores. Segundo ela, hoje o município de São Paulo não paga os catadores. “A nossa reivindicação é por condições melhores de trabalho para os catadores e o respeito com nossa profissão”, completou.

Na terça-feira (20), os catadores estiverem na Secretaria Municipal de Serviços cobrando o cumprimento dos acordos firmados com as cooperativas. A secretaria prometeu que apresentaria propostas até sexta-feira (23), mas segundo os catadores, nenhum contato foi feito.

A Secretaria Municipal de Serviços informou, por meio de nota, que o local onde estava instalado o galpão da cooperativa faz parte de um projeto para viabilizar a criação de novas creches na cidade e que isso foi discutido e aprovado pela Câmara Municipal. A prefeitura disse ter identificado 20 terrenos públicos que estavam subutilizados e que vão ser ofertados ao mercado por meio de concorrência pública para atender à demanda das creches.

De acordo com a secretaria, os procedimentos necessários para a implantação de uma nova central de triagem, na região de Santo Amaro, já foram iniciados. Segundo o órgão, a central de triagem vai proporcionar melhor estrutura e condições de trabalho às cooperativas de catadores.

 

Edição: Aécio Amado