Secretaria de Saúde do Rio fecha UPA da Maré por causa da falta de segurança

26/09/2011 - 20h29

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A falta de segurança levou a Secretaria Estadual de Saúde do Rio a fechar hoje (26), por tempo indeterminado, a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) da comunidade da Maré, na zona norte da cidade. Nas proximidades da UPA, são constantes, nas últimas semanas, os confrontos armados entre policiais e traficantes. De acordo com a secretaria, o pedido de fechamento da unidade foi feito pelo comando da Polícia Militar.

Mas, segundo o comandante do 22º Batalhão de Polícia Militar (Maré), coronel Cláudio Oliveira, a unidade já se encontrava fechada desde o dia 20, por causa da falta de água. E, em função disso, pediu o adiamento da reabertura da UPA.

Ainda de acordo com o coronel Oliveira, desde ao início das operações, quando a UPA foi fechada, a polícia prendeu 25 pessoas acusadas de tráfico de drogas e apreendeu 14 armas, entre pistolas, fuzis, rifles e metralhadoras, além 159 quilos de maconha, 34 quilos de cocaína, haxixe e crack.

A secretaria informou, por meio de nota, que a orientação para as pessoas que moram na Maré é procurar, em caso de necessidade, o Hospital Federal de Bonsucesso, e as UPAs da Penha e da Ilha do Governador, na zona norte. A nota informa ainda que “a medida tem por objetivo preservar a população local e a equipe de profissionais de saúde que trabalham na unidade”. A UPA da Maré foi a primeira a ser inaugurada pelo governo estadual, em 2007.

 

Edição: Aécio Amado