Incêndio atinge região metropolitana de Belo Horizonte e destrói 80% da vegetação

26/09/2011 - 13h50

Da Agência Brasil

Brasília - Há três dias, um incêndio atinge o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça e a Serra do Curral, na região metropolitana de Belo Horizonte, considerada uma das principais áreas verdes de Minas Gerais. O fogo já destruiu 650 mil metros quadrados de vegetação, de acordo com o Corpo de Bombeiros.

O Parque Estadual da Serra do Rola-Moça é delimitado ao norte pela Serra do Curral. Na região, de 3,9 mil hectares, há espécies raras de plantas e de animais. O fogo ameaça ainda um trabalho de educação ambiental que é desenvolvido por especialistas no parque.

O incêndio começou na última sexta-feira (23). Hoje (26) de manhã, os bombeiros retomaram os trabalhos de combate ao fogo, com o apoio de moradores e voluntários. Um grupo de 34 bombeiros foi deslocado para a região. O esforço é para controlar e acabar com o fogo, que já destruiu 80% da vegetação local.

Ontem (25), 20 homens do Corpo de Bombeiros passaram a noite no Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, na tentativa de monitorar o avanço das chamas. Segundo a assessoria do Corpo de Bombeiros, durante a madrugada de hoje foram destruídas duas torres de energia elétrica localizadas no parque.

Pelos dados do Corpo de Bombeiros, foram registrados 1.931 focos de incêndio em áreas de Mata Atlântica na região metropolitana de Belo Horizonte. Os números se referem ao período de 17 de agosto a 12 de setembro deste ano.

Edição: Graça Adjuto